A ACPI – Associação Portuguesa dos Consultores em Propriedade Intelectual, associação de direito privado, sem fins lucrativos, foi fundada em Setembro de 1976.
Visou agrupar os profissionais privados do sector, os Agentes Oficiais da Propriedade Industrial, que são os mandatários especializados neste ramo do saber.
A ACPI tem por objecto a defesa dos interesses profissionais dos seus membros e a contribuição para o estudo e aperfeiçoamento das leis sobre propriedade intelectual.
Cabe ainda no âmbito de competência da associação exercer poder disciplinar sobre os seus membros, bem como arbitrar os conflitos que entre eles possam surgir e para os quais seja solicitada a sua intervenção.
A ACPI, embora seja uma associação de interesse privado, prossegue objectivos que, no essencial, se reconduzem a interesses públicos. Por isso, a principal vantagem que oferece aos seus associados é a credibilidade e respeitabilidade que vão a par com essa qualidade de associado, ou seja, a garantia de que obedecem a regras profissionais e deontológicas rigorosas.
A ACPI tem, hoje, cerca de 90 membros individuais e 5 membros colectivos.
Os membros individuais da ACPI podem ser associados nacionais ou associados internacionais. Os associados internacionais são automaticamente membros efectivos da FICPI.
A nível internacional, a ACPI constitui a Delegação Portuguesa da FICPI – Fédération Internationnale des Conseils en Propriété Industrielle, criada em 1906, que é a mais importante organização mundial de profissionais da Propriedade Industrial em profissão liberal (abrange mais de 80 países), nela representando os interesses e aspirações dos profissionais portugueses. Mais informações em www.ficpi.org.